Golpe da CNH: polícia investiga promessa de documento sem aulas e exames

Escola do Detran ajuda quem tem dificuldade com a leitura e escrita para tirar a CNH
março 12, 2020

Golpe da CNH: polícia investiga promessa de documento sem aulas e exames

Estelionatários encontram potenciais vítimas por meio da internet

Um golpe aplicado no Estado oferece facilidades para quem busca a primeira habilitação para dirigir. Pela internet, estelionatários se apresentam como profissionais de centros de formação de condutores (CFCs) e oferecem a carteira nacional de habilitação (CNH) sem a necessidade de aulas e exames, etapas exigidas por lei. A Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) investiga o caso.

De acordo com o Detran-RS, os golpistas chegam em potenciais vítimas por meio de publicações e mensagens em redes sociais. Eles cobram uma taxa de cerca de R$ 1 mil para emitir o documento e enviam imagens que simulam o site oficial da instituição com o documento sendo expedido. 

A autarquia acredita que os criminosos utilizam a promessa de obtenção da carteira de motorista como isca para receber o dinheiro das vítimas e que nenhum CFC credenciado pelo Estado está envolvido no caso.

Conforme a Polícia Civil, a investigação foi aberta após denúncias anônimas. O delegado André Anicet Lobo relata que o golpe é recorrente e que, na maioria das vezes, a carteira nem chega a ser emitida e, quando acontece, o documento é falso.

— Não há relatos de vítimas. As que caem não vão até a polícia, pois também estão cometendo um crime — relata o delegado, destacando a dificuldade em chegar aos criminosos.

Caso alguma pessoa receba proposta de venda da habilitação, o Detran orienta a buscar a polícia para denúncia.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br

1
Olá para um Orçamento
basta Clicar Aqui!
Powered by